terça-feira, 19 de junho de 2012

Especial facas: as melhores para o corte de carne

Olá pessoal!
O primeiro post foi curto, mas espero que tenha sido bastante informativo. Hoje vou falar de facas que geralmente são utilizadas para o corte/preparo de carnes. 

  • Cutelo (machadinha)

 Tem gente que enquadra o cutelo como faca e tem gente que não. Definições a parte, essa é a faca quebra-ossos. Sua lâmina é rígida, espessa, muito resistente e pesada. A grande vantagem de tê-la é que o peso dessa faca ajuda na tarefa de quebrar ossos. Além disso, utilizando-a para trabalhos mais brutos e pesados, você preserva as suas outras facas aumentando sua vida útil e a duração do fio.



  • Faca para bife


O principal diferencial é a lâmina super afiada. Essa faca é utilizada para cortar bifes prontos, ou seja, apesar do tamanho também é uma faca de mesa (como aquela faca enorme do Outback).  Graças ao fio da lâmina, você pode utilizar para cortar uma variedade grande de carnes em qualquer tipo de preparo. A ponta tem uma curvatura mais pronunciada que a faca de chefe e termina um pouco acima da sua coluna. 

  • Faca para desossar

Essa faca é pontiaguda, estreita e pode ser flexível ou não. O seu formato é ideal para remover pequenos ossos, articulações e nervos sem desperdício da carne. A lâmina flexível é indicada para peixes e aves enquanto a rígida para carne bonina e suína. O comprimento usual varia entre 12,5 e 15,5 cm.

  • Faca de entalhe/fatiar

Essa faca é utilizada para fatiar/entalhar carnes, frutas e legumes de grande porte. O formato é parecido com a faca do chefe, porém a largura é menor.

  • Faca para filetar

 É uma faca específica para o corte de filés de carnes delicadas como peixes ou para preparação de carpaccio. Sua lâmina é extremamente fina e flexível permitindo um corte suave e preciso. Ótima para cortar files finíssimos.

  • Faca para salmão

Faca para salmão

Essa faca foi projetada especialmente para o corte do salmão. Essa carne é bastante delicada e o serrilhado pequeno da faca ajuda na obtenção de um corte limpo sem prejuízo da sua estrutura.
Facas para outro fins possuem formato parecido variando de acordo com o uso:

Faca para presunto. Note que, assim como alguns modelos para slmão, essa não possui serrilhado.
Faca para rosbife. Note que a largura da lâmina e o serrilhado são maiores.
Faca para salame. Como é utilizada para peças duras, a largura da lâmina e o serrilhado são maiores se assemelhando a faca de pão.



Como vocês já devem ter percebido, muitas facas têm funções iguais. Então você pode usar uma faca para um milhão de coisas diferentes. O diferencia uma da outra é a construção, equilíbrio e a estabilidade da faca na hora do uso. E são as características de cada faca faz com que o corte seja mais fácil, produtivo e exato.

Por hoje é só. O próximo post irá abordar facas diversas com funções além do corte de carne.


Fontes consultadas:
http://entrereceitas.blogspot.com.br/2009/09/facas-de-cozinha-coisas-importantes-que.html
 



 



5 comentários:

  1. Olá Amanda ,muito bom seu blog bem informativo,estou seguindo sera um prazer ter voc~e como munha seguidora bjocas ,na paz de Jesus...

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu espaço...

    Por aqui fico!

    Saudações

    ResponderExcluir
  3. Cara Amanda!
    Te descobri através do "Blogueiros que Pensam". Prazer em segui-la.
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda, estou aguardando ansiosa por novos assntos em seu blog,embora essa tenha sido a primeira pstagem gostei muito dele,parabens.

    ResponderExcluir

Diz aí o que você achou...