segunda-feira, 18 de junho de 2012

Especial Facas: as básicas da cozinha



Oi pessoal!
Me desculpem pela falta de postagens, mas tudo foi por um ótimo motivo: estava preparando um especial sobre facas.

São poucas as receitas do dia a dia que você não precise cortar ou descascar algum ingrediente isso faz que as facas sejam utensílios indispensáveis. Existem vários tipos e cada um é mais ou menos adequado para cada tarefa que realizamos na cozinha.

Então vamos começar diferenciando os tipos de facas:

 

 
  • Faca do chefe
Essa faca não recebeu o nome à toa. É essencial e, se você estiver montando a sua cozinha agora e quer ou precisa priorizar as compras, essa faca deve ser a número 1 da sua lista.  Com ela você resolver a maior parte das coisas. Use-a para cortes finos ou grossos, cortar rodelas, cubos e picar praticamente todos os tipos de alimentos. Sua lâmina é longa, larga com a ponta arredondada.

  • Faca de aparas ou poda (popularmente conhecida como faca de legumes)
 
É uma faca bastante versátil e que também deve estar no topo da lista. Oferece ótima precisão e é utilizada para cortar, descascar e picar alimentos pequenos como legumes (por isso o outro nome) e ervas. Outras funções interessantes são o uso para cortes de decoração e limpeza de alimentos em geral tudo graças ao seu fácil manuseio. A faca em si é parecida com a faca do chefe, mas é bem menor. O comprimento da lâmina, em geral, vai até 12 cm e pode ter a ponta curva ou reta.
  •  Faca de pão
Como o nome já diz essa faca é utilizada para o corte de pães. A sua estrutura permite o corte de alimentos firmes ou crocantes por fora e macios por dentro sem amassá-los. Também é indicada para o corte de bolos e tortas.  Possui lâmina comprida de largura média e borda serrilhada. O mais comum é que a ponta seja reta, porém há opções com pontas curvas.


Essas três são as mais básicas e úteis. Então você não precisa comprar um jogo enorme de facas quando um pequeno investimento já faz com que você tenha bastante liberdade na sua cozinha. O importante é comprar facas de qualidade.
 
Espero que vocês tenham gostado dessa primeira parte. No próximo post vou falar de outros tipos de facas que são ótimas para cortar carnes.

Fontes consultadas:
 
http://entrereceitas.blogspot.com.br/2009/09/facas-de-cozinha-coisas-importantes-que.html
 
Fotos retiradas de :
 
Catálogo Wusthof - http://www.wusthof.de
 
 



4 comentários:

  1. Oi Amanda vim conhecer seu blog e agradecer a visita carinhosa ao Simples Assim. Gostei muito do "Vícios Cotidianos" e voltarei mais vezes.
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Amanda nem eu mesmo sabia de tudo isso, as vezes teimo em usar a mesma para quase tudo kkk e ai não dá certo.

    Caso desejar participar da nossa primeira Blogagem Coletiva do Café entre Amigos o tema escolhido é:

    "Fatos sobre o ano que nasci"
    esta semana em especial todos postaram na quinta-feira, os próximos toda quarta-feira.
    No final de cada postagem será divulgado o tema da semana seguinte. Bjs fique na paz qqr duvida é só perguntar.

    ResponderExcluir
  3. Ola Amanda, tudo bem?Gostei muito de seu blog e vou te seguir...te convido a visitar o meu e participar...Bjo um otimo final de semana e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. quando vc vai voltar a nos brindar om sua receitas

    ResponderExcluir

Diz aí o que você achou...