segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cocada de Maracujá

Mais uma delícia que preparei no meu aniversário: cocada de maracujá!
 

A história dessa cocada começa assim: fui numa loja de artigos para festa de aniversário com a minha mãe e ela insistiu em comprar aqueles copinhos de doce. A idéia original era fazer brigadeiro de colher. Esse doces de colher são bem práticos, pois não precisamos perder tempo enrolando. Na hora de decidir o que fazer para a minha festa, ficamos num impasse quanto ao beijinho de coco. Aí tive a idéia de substituí-lo por cocada de colher e o brigadeiro voltou a ser enrolado.

Pesquisei muito na internet e não achei uma receita que me deixou completamente satisfeita. Nessa procura vi umas receitas de cocada de maracujá e bateu aquela vontade de fazer. Então, criei minha própria receita! Ela é fácil, leva poucos ingredientes e, melhor de tudo, você pode fazer com aquele coco que vende no mercado. Mãos a massa:




Comecei fazendo uma calda um rala com 1 xícara de chá de açúcar e 1 xícara de chá de água, 1 colher de chá de cravo inteiro e 2 pedaços de canela em pau. Quando a calda estava pronta, tirei os cravos e deixei a canela, pois detesto o gosto do cravo concentrado no doce.

DICA: Para pegar o ponto da calda rala, basicamente é só deixar ferver e testar de vez em quando molhando o dedo indicador na calda e esfregando no polegar. A calda estará pronta quando você sentir como se tivesse colocado um pouco de cola bem fraquinha nos dedos. Mas cuidado com a temperatura!

Depois acrescentei 400g de coco em flocos adoçado (por isso a quantidade pequena de açúcar, se o coco não for adoçado dobre a quantidade de açúcar e de água) e 2 xícaras de suco de maracujá concentrado (aquele de garrafinha mesmo). Misturei bastante para molhar bem o coco.

DICA: Você pode aumentar ou diminuir a quantidade de suco de maracujá. Isso fica a seu gosto, mas lembre que o suco tem um gosto forte e azedo. A quantidade que coloquei, resulta numa cocada com gosto bastante pronunciado de maracujá e nada enjoativa (cocadas de colher podem ficar muito enjoativas se estiverem muito doce.

Essa massa de coco não ficou muito úmida nem cremosa. Aí, para finalizar, adicionei 1 lata de leite condensado. Deixei cozinhando uns 5 minutos após a fervura e o doce esfriou na própria panela. Quando frio, guardei em um pote fechado e cobri a massa com papel filme para não formar película. Só no dia seguinte recheei os copinhos, mas antes mexi bem para homogeneizar. Deixei o doce montado fora da geladeira até a hora de servir, pois ocupa um espaço enorme na geladeira. Você pode deixar por um dia ou dois fora da geladeira, mas se não tiver bem fechado, tanto dentro quanto fora, vai ressecar ok?!

DICA: Após a fervura do leite condensado, quanto mais tempo ficar cozinhando, mais firme fica. Assim você pode controlar o ponto da cocada. Lembrando que ao esfriar vai encorpar mais do que quando quente.


Espero que vocês tenham gostado. Testem a receita e depois me contem!

4 comentários:

  1. Ai que delícia.
    Retribuindo a visita :-)
    Obrigada!
    Beijos!
    http://nessaworld-cantinhodanssa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É muito gostosa essa cocada!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADA PELA VISITA!!!!!!!!!!!!E ,AMEI A COCADA!

    ResponderExcluir
  4. muito boa.fazer agora nas festa junina sucesso na certa.

    ResponderExcluir

Diz aí o que você achou...